Após susto com tumor na próstata, René Simões está pronto para voltar

01-02-2011 10:13

 

Técnico do Atlético-GO teve que se afastar do trabalho para fazer uma cirurgia de proteção contra uma possível infecção no local.

Rene SimõesRene Simões durante um treino do Atlético-GO.

"A prevenção é um planejamento de vida". Foi com essa frase que René Simões começa a falar sobre o problema de saúde que o afastou do futebol em janeiro e chegou a assustar seus familiares. Após fazer um exame de rotina na próstata, o técnico foi avisado que seria necessário passar por uma cirurgia para retirar um tumor benigno. O precedimento foi realizado com sucesso no último dia 18, no Rio de Janeiro, e o comandante do Atlético-GO já se mostra muito bem disposto para voltar ao trabalho, mas com restrições.

- A prevenção é um planejamento de vida. Venho cuidando da próstata há cinco anos, mas ela veio crescendo e chegou a um ponto que precisei operar. Constantemente, fazia o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que faz o diagnóstico do câncer de próstata, e, pelo tamanho, deu para o médico fazer o procedimento cirúrgico pela uretra. Fiquei três dias internado com uma sonda, e a recuperação está boa. Na verdade, você não sente nada. É como se fosse uma grande ferida. Não se pode andar rápido, sair muito e fazer movimentos fortes. Normalmente, com 21 dias ela cicatriza. Mesmo assim, estou liberado para voltar ao trabalho. Poderia voltar já, mas estou adiando um pouco.

René Simões disse que sua maneira de encarar a vida não mudou muito após o problema, que chegou a assustá-lo um pouco por se tratar de uma cirurgia. Segundo ele, a saúde deve ser tratada com seriedade e as pessoas públicas precisam fazer essa prestação de serviço.

É importante que os homens percam esse mito de fazer exames de próstata"
René Simões

- Uma vez, a Cássia Kiss (atriz) revelou a sua luta diária contra a bipolaridade e foi maravilhoso. A Patrícia Pillar (atriz) também falou do câncer de mama. É importante que os homens percam esse mito de fazer exames de próstata. As pessoas pensam em impotência, mas isso pode ser resolvido. Acabei de ler o livro “102 minutos”, que fala dos atentados no World Trade Center, nos Estados Unidos. Não havia rádios para transmissões, os bombeiros não se davam bem com os policiais. Ou seja, não se tinha um plano de evacuação. A prevenção vale para a vida, o trabalho, as relações amorosas, para tudo.

O urologista Flávio Marques, do Hospital Santa Helena, de Goiânia, que sugeriu ao técnico um procedimento cirúrgico, disse que René Simões não chegou a ter um câncer.

- O René tinha uma doença na próstata chamada hiperplasia benigna da próstata (HBP), que é conhecida pelo aumento do volume da próstata. Ele teve que fazer uma cirurgia de redução do tamanho (RTU de Próstata) para conseguir urinar, pois o risco de uma infecção era grande. Essa doença é comum em homens com idade acima de 40 anos e não tem nada haver com o câncer. A hiperplasia causa alguns sintomas. Já o câncer de próstata não. A pessoa só consegue saber se tem através do exame preventivo. Se for esperar ter sintomas, pode ficar com um tamanho perigoso e prejudicar uma cura.