O confronto teve dois tempos de 30 minutos cada. Marquinhos, ex-Santos, marcou o gol do Avaí aos 5 da etapa inicial. Vinicius Pacheco, recém contratado, atuou como apoiador pela esquerda no 4-4-2 gremista.
Com Borges, Lúcio e Victor no Departamento Médico, e Adilson acompanhando o time reserva em Erechim, Renato Gaúcho escalou o Grêmio com Busatto; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson; Fábio Rochemback, Guilherme, Vinicius Pacheco e Douglas; Jonas e André Lima.
No intervalo o volante Willian Magrão substituiu Guilherme, jogador das categorias de base. O Avaí de Vagner Benazzi teve de início Zé Carlos; Medina, Rafael, Gean e Pará; Bruno, Batista, Estrada e Marquinhos; William e Johny.
Logo no começo do segundo tempo Fábio Rochemback e William se desentenderam. Houve confusão, e o centroavante do Avaí saiu mandando os torcedores calarem-se. William, indicado por Silas, defendeu o Grêmio no primeiro semestre de 2010.
Os aproximadamente mil gremistas - até a banda da barra-brava de inspiração sul-americana compareceu - responderam com vaias. Ambos foram expulsos, mas para manter o objetivo do jogo-treino, puderam ser substituídos.
