Quando definiu o elenco que disputaria a temporada 2011, o Botafogo decidiu deixar uma “sobra” em seu caixa para investir em reforços para o Campeonato Brasileiro. Mas além de buscar novos jogadores, a diretoria se movimenta para manter aqueles cujos contratos se encerram no fim do primeiro semestre. O Alvinegro avançou para estender os vínculos de Marcelo Mattos, Fábio Ferreira e Márcio Rosário.
A prioridade é Marcelo Mattos, que está emprestado pelo Panathinaikos até 30 de junho. O Botafogo já tem formatada uma proposta e aguarda uma coincidência de agendas para conversar com o empresário do volante de 27 anos e, assim, avançar nas negociações com os gregos. A ideia é fechar um acordo de longa duração, possivelmente de quatro anos.
As primeiras conversas com Fábio Ferreira começaram no ano passado, mesmo com o jogador de 26 anos se recuperando de uma grave lesão no joelho esquerdo. O zagueiro mostrou-se interessado em seguir no Botafogo, com o qual tem contrato ate 10 de maio. É o mês exato da previsão de seu retorno aos gramados.
Márcio Rosário é outro jogador no qual o Botafogo tem interesse na permanência. Com 27 anos, é considerado peça importante por se tratar de um jogador de características distintas das dos demais companheiros de posição. Menos técnico, mas, além de canhoto, dotado de muita força física. Seu vínculo com o Alvinegro termina em 30 de junho.
O Botafogo comemora o que considera a estabilidade de seu elenco. Atualmente, apenas três jogadores de seu elenco estão emprestados – Marcelo Mattos, Everton e Rodrigo Mancha. Todos os demais têm seus direitos vinculados ao Alvinegro.