Brasil pega o Uruguai para garantir vaga olímpica e levar Sul-Americano

12-02-2011 22:09

 

Seleção precisa vencer os rivais na madrugada deste domingo para conquistar título. Empate garante time nos Jogos de Londres, em 2012.

Neymar faz sinal de positivo no treino da Seleção sub-20 no Peru (Foto: Mowa Press)Neymar faz sinal de positivo na véspera da decisão
do Sul-Americano, em Arequipa.

Após 60 dias de preparação e pausas apenas para as festas de fim ano, a Seleção Brasileira sub-20 chegou a encruzilhada de sua caminhada rumo a Londres. Na madrugada deste domingo, às 0h10m (de Brasília), o time canarinho vai enfrentar o Uruguai, no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, no Peru, para carimbar de vez o passaporte para as Olimpíadas de 2012, na Inglaterra, e com uma vitória garantir o título do Sul-Americano da categoria. A Rede Globo e o SporTV transmitem a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Foram oito jogos até aqui, seis vitórias, um empate e uma derrota. A equipe marcou 18 gols, tem o melhor ataque do Sul-Americano e Neymar como o artilheiro, com sete. O time canarinho é o que obteve o melhor desempenho na competição continental. Na madrugada deste domingo, a equipe comandada por Ney Franco terá a oportunidade de confirmar a boa campanha e superar os uruguaios, que tem dez pontos no hexagonal final contra nove dos brasileiros. Só uma vitória interessa no Monumental U.N.S.A.

Neymar definiu bem a trajetória do time canarinho até a decisão da madrugada deste domingo.

- Fico feliz de ter sido convocado, de ter trabalhado com esses jogadores, com o Ney Franco. Ter passado 60 dias com eles foi maravilhoso e espero marcar a minha carreira com o título sul-americano - disse o atacante.

O confronto da Seleção Brasileira fechará a rodada tripla que começa no sábado. A primeira partida será entre Argentina e Colômbia, às 19h50m (de Brasília). Em seguida, o Chile encara o Equador lutando por vaga no Mundial, em julho, às 21h10m (do Brasil).

Ney Franco promove os retornos de Neymar e Juan à equipe sub-20

Ney Franco  no treino da seleção sub 20 (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Ney Franco confirma duas mudança na sub-20
para o jogo decisivo.

A escalação da Seleção Brasileira sub-20 para a decisão não tem mistério. O técnico Ney Franco não escondeu a formação da equipe para o confronto diante do Uruguai, na madrugada deste domingo. O zagueiro Juan e o atacante Neymar, que cumpriram suspensão na última rodada, retornam nas vagas de Romário, que levou o segundo amarelo diante do Equador, e Diego Maurício, que retorna ao banco e fica como opção para a etapa final.

- O meu estilo é esse. Gosto de deixar claro para o jogo quem vai entrar em campo. Sou daqueles que acredita na consistência do trabalho realizado durante a cabeça - disse Ney.

A um jogo de atingir o objetivo maior da sub-20, o atacante Neymar relembrou o momento mais marcante da preparação para o torneio continental.

- O momento mais marcante é o do primeiro corte. Todos queriam saber quem deixaria o grupo. Quando perdemos um companheiro, ele é cortado, nós ficamos chateados. O próprio Ney Franco fica triste pela situação. Nós sempre ficamos com o pé atrás. Será que eu vou? Será que eu não vou? Todos que fizeram parte desde o primeiro dia vão ter a sua parcela caso o Brasil consiga conquistar o título - afirmou Neymar.

Sem o zagueiro Bruno Uvini, que sofreu uma fratura na fíbula da perna direita e já retornou ao Brasil, a Seleção sub-20 vai se Saimon e Juan na zaga. Neymar fez questão de lembrar da importância do capitão, que já foi submetido a uma cirurgia na última sexta-feira.

- O Bruno Uvini é um capitão fora de série. Tenho que agradecer o momento que eu tive com ele. É um exemplo de capitão dentro e fora de campo. Todos terão a sua parcela, mesmo os que não vieram para o Peru. Todos deram força. E fazem parte dessa família.

Celeste volta a ser olímpica e já está em 2012

Os jogadores do Uruguai não param de comemorar a classificação para os Jogos de 2012, em Londres. Até nos treinos na véspera da última rodada do hexagonal final, os jogadores ainda vibravam com o feito, já que a Celeste não se classificava para as Olimpíadas desde 1928. Já se passaram 84 anos desde o última vez que o grupo participou do torneio e se sagrou campeão.

O grande destaque do time uruguaio é o meia Diego Luna. O jogador já marcou três vezes no Sul-Americano e tem o pé calibrado nas cobranças de falta.