O duelo terá transmissão ao vivo do canal Premiere, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro da partida será Péricles Bassols Cortez, e seus auxiliares Ricardo Maurício Ferreira e Eduardo de Souza Couto.

Bangu: duas vezes campeão estadual, o time busca recuperar seu lugar de destaque no futebol carioca. O início desse desafio é difícil, diante do atual campeão brasileiro, mas pode dar um baita moral em caso de surpresa.
Fluminense: enquanto não começa a Libertadores, principal competição no ano, o time ainda pode voltar todas as suas atenções para o Carioca. Para os tricolores, é importante acumular pontos nesse início e ganhar ritmo para a disputa continental.

Bangu: o técnico Gabriel Vieira ainda não pode contar com o volante Marcão, que não renovou seu vínculo. Mas terá Asprilla, experiente zagueiro que já passou por times como Botafogo e Figueirense. E conta ainda com Tiano, jogador habilidoso, no meio de campo. O provável time é: Thiago Leal, China, Asprilla, André Barreto e Fabiano Silva; Josiel, Thiago Galhardo e Tiano; Charles Chad, Somália e Pipico.
Fluminense: Muricy Ramalho tem dois grandes problemas para a estreia: Conca, que recupera a forma física após cirurgia no joelho esquerdo, e Emerson, ainda em tratamento de um problema no tornozelo esquerdo. Com isso, Souza, recém-contratado, ganha uma vaga. O goleiro Diego Cavalieri não joga porque ainda não foi regularizado. No coletivo da última terça-feira, Muricy escalou o time com Tartá aberto pela esquerda e Souza pela direita. Fred ficou centralizado na frente. Na disputa pela lateral esquerda, Julio César deve ficar com a vaga de Carlinhos. O time que deve entrar em campo é: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio César; Valencia, Diguinho, Deco e Souza; Tartá e Fred.
Bangu: meia rápido e habilidoso, Tiano é o responsável por armar o time. O jogador se destaca também nas cobranças de falta.
Fluminense: Souza vai fazer sua estreia com a camisa do Fluminense e chega com moral. Destaque na pré-temporada, ele deve atuar caindo pelo lado direito, o que facilita também as jogadas com Mariano.
Mariano, lateral-direito do Fluminense: “Finalmente vamos começar (a jogar). O trabalho do Ronaldo (Torres, preparador físico) foi muito bom e agora é nos condicionarmos mais com o decorrer do campeonato. O Fluminense tem um ponto a favor, que é o entrosamento. Os jogadores se conhecem dentro e fora de campo muito bem. Isso ajuda”
* Nos últimos oito anos, apenas uma vez o Fluminense foi derrotado em sua estreia no Campeonato Carioca. Foi no Estadual de 2009, quando perdeu por 3 a 1 para o Cabofriense, em Cabo Frio.
* A última vez que o Campeonato Carioca não foi vencido por um dos quatro grandes foi há 45 anos, em 1966, quando justamente o Bangu conquistou o título. Na oportunidade, o Bangu derrotou o Flamengo na decisão por 3 a 0 no Maracanã, em partida que terminou com a expulsão de nove jogadores.
* O Bangu não vence o Fluminense há 13 anos (ou 14 jogos). O último triunfo foi no dia 8 de abril de 1998, pelo Campeonato Carioca: 2 a 1, em Moça Bonita, gols de Edílson e João, descontando César para o Fluminense.

Fluminense e Bangu se enfrentaram pela última vez no dia 20 de janeiro de 2010, coincidentemente na mesma data que voltam a se encontrar nesta quinta-feira. Na ocasião, Fred comandou a vitória tricolor com dois gols. Alan marcou mais um e finalizou o placar em 3 a 0 para o Tricolor no Maracanã, na segunda rodada da Taça Guanabara. Cuca ainda era o técnico do time, que entrou em campo com a seguinte formação: Rafael, Gum, Cássio e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Conca, Everton e Julio Cesar; Maicon e Fred.