O Flamengo quer, mas ainda não sabe se pode. A torcida espera, só que não sabe se terá a chance de ver. Thiago Neves se preparou, mas talvez seja preciso aguardar um pouco mais. A estreia do novo camisa 7 rubro-negro transformou-se num grande ponto de interrogação. Pela primeira vez desde que chegou ao clube, o meia foi relacionado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para uma partida. Thiago está pronto, mas falta a regularização na Federação de Futebol do Rio (Ferj) e na CBF. Sem ela, ele não terá condições de enfrentar o Americano, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara. O departamento jurídico pretende ir até o limite para fazer com que o jogador entre em campo. O confronto será em Macaé, Norte Fluminense, no estádio Cláudio Moacyr.
Com a estreia de Ronaldinho Gaúcho definida para o dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu, a expectativa no momento está toda sobre Thiago. Nos treinos, o jogador tem demonstrado bom preparo físico e exibido a conhecida qualidade técnica. Se puder jogar, deve entrar no lugar de Marquinhos, no lado direito do meio-campo. A torcida está eufórica. Os oito mil ingressos colocados à venda esgotaram rapidamente.
O Americano ainda busca a sua primeira vitória na competição. Até então, foram dois empates.
Flamengo: líder isolado da chave, com seis pontos, o time de Luxemburgo quer se aproximar da classificação às semifinais da Taça Guanabara, principalmente porque o adversário do fim de semana será o Vasco, no primeiro clássico da temporada. Nas duas primeiras rodadas, o Rubro-Negro derrotou Volta Redonda e América.
Americano: a equipe do técnico Paulo Marcos ainda não conseguiu vencer. Contra Nova Iguaçu e Resende, ficou no empate. Com dois pontos, ocupa a quinta posição, dois a menos que o time da Baixada Fluminense, que hoje seria o segundo classificado do grupo.
Flamengo: Luxemburgo deve repetir a formação que derrotou o América por 3 a 1, no 4-2-3-1. O técnico planeja promover a estreia de Thiago Neves. Caso não seja possível, Renato, Vander e Marquinhos formarão o meio-campo. O volante Maldonado cumpre suspensão, enquanto o meia Bottinelli ainda não teve sua situação regularizada. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Fernando, Willians, Marquinhos (Thiago Neves), Vander e Renato; Deivid.
Americano: o treinador alvinegro deve mandar a campo o mesmo time que disputou as duas primeiras partidas do campeonato, com exceção do meia Ayrton, suspenso pela expulsão contra o Resende. A provável formação: Jefferson, Elson, Carlão e Jeferson Capixaba; Catatau, Indio, Welington Jacaré, Renan e Gustavinho; Felipe e Diego Neves.
Flamengo: Deivid, enfim, desencantou. O atacante está mais leve depois de ter feito um dos gols da vitória sobre o Diabo. Agora, ele persegue o sonho de ser artilheiro do Estadual.
Americano: a equipe tenta voltar a ser a pedra no sapato dos grandes do Rio e promete fazer um jogo duro contra o Fla.
Deivid, atacante do Flamengo: "Esse jogo é muito importante porque pode nos colocar muito próximo da classificação para as semifinais da Taça Guanabara. Temos que ir com seriedade para buscar esses três pontos."
Paulo Marcos, técnico do Americano: "Com certeza o jogo será muito duro, mas acredito no grupo e vamos a Macaé em busca da vitória."
* O Americano costuma ser um adversário difícil para o Flamengo. Nos anos 2000, o Rubro-Negro tem pequena vantagem sobre o adversário. Foram 15 jogos, 14 deles pelo Carioca e um pelo Torneio Rio-SP. Ao todo, sete vitórias do Flamengo, cinco do Americano e três empates.
* Apesar do equilíbrio, o Flamengo saiu vencedor dos últimos cinco jogos, todos pelo Estadual. A última vitória da equipe de Campos ocorreu em maio de 2005, pela 4ª rodada da Taça Guanabara: 2 a 1, no Maracanã.
* Uma partida entre Flamengo e Americano não termina em um empate sem gols pelo Campeonato Carioca há 21 anos (ou 33 jogos). O último 0 a 0 foi registrado em 1990, no estádio Godofredo Cruz.