No papel, o desequilíbrio técnico entre Cruzeiro e Caldense é muito grande. Mas as condições físicas das duas equipes que se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, prometem transformar a partida em um duelo bastante equilibrado. O time de Poços de Caldas treina desde outubro do ano passado. Já a Raposa tem apenas 25 dias de pré-temporada.
Porém, a qualidade do elenco celeste poderá fazer a diferença. O técnico Cuca já adiantou que, diferentemente do que fez Adilson Batista nos anos anteriores, vai colocar em campo o que tem de melhor nas partidas da Raposa, independentemente da competição que estiver disputando, seja ela o Campeonato Mineiro ou a Taça Libertadores.
Cruzeiro: O time do técnico Cuca espera iniciar a caminhada rumo ao título com uma vitória diante de sua torcida. Todos no clube admitem que um triunfo na rodada inaugural dará moral para o grupo na sequencia da competição.
Caldense: A equipe do interior vai à Sete Lagoas disposta a surpreender o Cruzeiro. O objetivo do time de Paulo César Catanoce é terminar a primeira fase entre os quatro primeiros colocados, o que garantirá o time de Poços de Caldas nas semifinais da competição.
Cruzeiro: Cuca tem apenas uma dúvida em relação à equipe que mandará a campo. O volante Marquinhos Paraná sentiu o tornozelo esquerdo em um treinamento na Toca da Raposa II e ficou em tratamento no departamento médico. Caso não possa jogar, Pedro Ken é a primeira opção, já que Fabrício e Leandro Guerreiro ainda não têm condições de atuar. O time deverá ser escalado com Fábio; Rômulo, Gil, Léo e Diego Renan; Marquinhos Paraná (Pedro Ken), Henrique, Gilberto e Montillo; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.
Caldense: A grande novidade da Caldense foi a regularização de todos os atletas contratados para a temporada. O meia Lúcio, ex-Cruzeiro e Atlético-MG, é a grande estrela do elenco, mas ainda não deverá fazer sua estreia, já que não está nas melhores condições físicas. A equipe deverá jogar com Glaysson; Robinho, Félix, André Alves e Márcio Loiola; Maxsuel, Xandinho, Lê e Flavinho; Neto Potiguar e Rivaldo.

Cruzeiro: O meia Montillo disputará seu primeiro Campeonato Mineiro e está na expectativa de iniciar a temporada como terminou o Brasileirão de 2010, ou seja, com o grande destaque da equipe.
Caldense: O goleiro Glaysson começou a carreira nas categorias de base do Cruzeiro, mas foi no interior de Minas Gerais, onde atuou por diversos clubes, que ganhou experiência. Neste domingo, poderá dificultar a vida dos atacantes do Cruzeiro.

Cuca (técnico do Cruzeiro): ‘A Caldense é uma equipe muito boa. Tem um grande treinador, que é o Catanoce, um bom centro de treinamento. Vai ser um grande jogo. Não vai ser fácil. Será um jogo duro’.
Paulo César Catanoce (técnico da Caldense): ‘Nós, da comissão técnica, acreditamos no bom desempenho que os nossos jogadores poderão ter, em virtude desse período de preparação que tivemos ao longo desses quatro meses’.

- Cruzeiro e Caldense já se enfrentaram em 65 confrontos pelo Campeonato Mineiro. Foram 43 vitórias do Cruzeiro, 16 empates e apenas seis vitórias da Caldense.
- Em todos os confrontos, o Cruzeiro marcou 126 gols, e a Caldense, 41.
- O Cruzeiro tem excelente retrospecto na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e nunca perdeu uma partida sequer no estádio. No estádio, disputou dez jogos, com oito vitórias e dois empates.
As duas equipes fizeram uma partida bastante movimentada, no Campeonoato Mineiro do ano passado, na cidade de Poços de Caldas. O atacante celeste Wellington Paulista foi o autor de um dos gols da vitória de 2 a 0 sobre a Veterana. O jogador ainda foi expulso no decorrer da partida. Os donos da casa tiveram a oportunidade de marca, mas desperdiçaram uma cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Fábio. Veja os lances da partida na vídeo ao lado.
                
          
Cuca tem apenas uma dúvida para escalar o time.

