Desfigurada, Portuguesa tenta frear o embalado Palmeiras no Canindé globoesporte.com

30-01-2011 11:44

 

Desfalcada, Lusa busca vitória para se reabilitar no Campeonato Paulista. Alviverde só quer saber da quadra para tentar fechar a rodada na liderança

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

felipão palmeiras oesteFelipão tentará a quadra no Paulista com o
Palmeiras.

Sem jogadores importantes para o time, a Portuguesa tentará às 17h deste domingo, no Canindé, brecar a empolgação palmeirense neste Campeonato Paulista. Com três vitórias nos últimos três jogos, o time de Luiz Felipe Scolari tenta a quadra para, quem sabe, fechar a rodada na liderança da competição.

Palmeiras e Santos, que no mesmo dia e horário enfrenta o São Paulo, na Arena Barueri, tem dez pontos. No entanto, o Alvinegro leva vantagem no saldo de gols - oito a seis. Caso o Alviverde vença e o Peixe tropece no clássico, a equipe de Felipão pode assumir a liderança do torneio. Já a Portuguesa, que não terá Dodô, Marco Antônio e Maurício Santos, tenta se reabilitar depois da derrota para a Ponte Preta e encostar no grupo dos oito melhores do campeonato.


header o que esta em jogo

Portuguesa: com uma campanha regular nesta edição do Campeonato Paulista, a Lusa tenta vencer novamente para subir na tabela e alcançar o grupo que se classifica para a próxima fase da competição.

Palmeiras: embalado por uma série de três vitórias consecutivas, o Alviverde tenta a quadra para não perder o líder Santos de vista. O time de Felipão tem os mesmos dez pontos do Peixe, que enfrenta o São Paulo também neste domingo, na Arena Barueri. A ideia de Scolari é acumular uma gordura para, caso de problemas de lesões na fase final de classificação, o time não sofra tanto para avançar no torneio.

header as escalações 2

Portuguesa: a Lusa não poderá contar com o atacante Dodô e o meia Marco Antônio, lesionados, o zagueiro Maurício Santos, que pertence ao Palmeiras. O time deve ser formado por: Wéverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Glauber, Ademir Sopa e Ivo; Luis Ricardo e Kempes..

Palmeiras: o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu mandar Marcos novamente para o jogo e, no último sábado, relacionou o goleiro para partida. Depois de quatro meses parado, o pentacampeão voltou a jogar na última quinta-feira. O desfalque, então, será no meio-campo. Lesionado, Marcos Assunção deve perder as próximas duas partidas também, contra Mirassol e Corinthians. Danilo, que acerta transferência para a Udinese, também está fora. O time deve ser formado por Marcos; Cicinho, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Rivaldo; João Vitor, Márcio Araújo, Tinga e Dinei; Luan e Kleber.


header fique de olho 2

Portuguesa: um dos atletas mais experientes do time, Marcelo Cordeiro ajuda Sérgio Guedes na orientação dos jogadores. Ele acredita que a receita para parar o Palmeiras será diminuir os espaços do rival em campo.

Palmeiras: apesar de não ser titular, Patrik tem se destacado quando entra em campo. O meia de 20 anos fez dois gols nas duas últimas vitórias da equipe no Paulistão - Oeste e Paulista.

 

header o que eles disseram

Sérgio Guedes, técnico da Portuguesa: "Vamos enfrentar um grande time e temos que aproveitar os treinos para arrumar a casa. É preciso ter uma nova postura no domingo, Os erros cometidos na quarta-feira não poderão ser repetidos no clássico."

Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras"Se não tiver folga na tabela, vamos ter dificuldades mais para frente. Traçamos uma meta de excelente para 12 pontos em 15 jogos, muito bom para 11, bom para dez e razoável para nove. Fizemos dez em 12, estamos na meta boa. Agora esperamos fazer pontos contra a Portuguesa para melhorar isso."


header números e curiosidades

* A última vitória da Portuguesa sobre o Palmeiras ocorreu no Paulistão de 2005. No duelo, a Lusa fez 2 a 1 com gols de Rodriguinho e Alexandre - Osmar descontou para o Alviverde.

* Nos últimos dez jogos entre as equipes, o Palmeiras venceu cinco partidas, perdeu uma e empatou quatro vezes.

* A última vez em que a Lusa terminou o Paulista entre os quatro melhores foi em 1998. Na época, a Portuguesa fez a semifinal com o Corinthians, na polêmica arbitragem de Javier Castrilli. O jogo terminou 2 a 2, com o Timão avançando no torneio.
 

header último confronto v2

Na última vez em que se encontraram, Palmeiras e Portuguesa não passaram de um empate, no Palestra Itália. O 1 a 1 entre as equipes começou a ser desenhado pelo atacante Luiz Carlos, da Lusa, aos 31 minutos do primeiro tempo. O Palmeiras alcançou a igualdade logo nos primeiros minutos da segunda etapa. Aos 7, Danilo empatou a disputa, válida pelo Campeonato Paulista de 2010.