Sem jogadores importantes para o time, a Portuguesa tentará às 17h deste domingo, no Canindé, brecar a empolgação palmeirense neste Campeonato Paulista. Com três vitórias nos últimos três jogos, o time de Luiz Felipe Scolari tenta a quadra para, quem sabe, fechar a rodada na liderança da competição.
Palmeiras e Santos, que no mesmo dia e horário enfrenta o São Paulo, na Arena Barueri, tem dez pontos. No entanto, o Alvinegro leva vantagem no saldo de gols - oito a seis. Caso o Alviverde vença e o Peixe tropece no clássico, a equipe de Felipão pode assumir a liderança do torneio. Já a Portuguesa, que não terá Dodô, Marco Antônio e Maurício Santos, tenta se reabilitar depois da derrota para a Ponte Preta e encostar no grupo dos oito melhores do campeonato.

Portuguesa: com uma campanha regular nesta edição do Campeonato Paulista, a Lusa tenta vencer novamente para subir na tabela e alcançar o grupo que se classifica para a próxima fase da competição.
Palmeiras: embalado por uma série de três vitórias consecutivas, o Alviverde tenta a quadra para não perder o líder Santos de vista. O time de Felipão tem os mesmos dez pontos do Peixe, que enfrenta o São Paulo também neste domingo, na Arena Barueri. A ideia de Scolari é acumular uma gordura para, caso de problemas de lesões na fase final de classificação, o time não sofra tanto para avançar no torneio.
Portuguesa: a Lusa não poderá contar com o atacante Dodô e o meia Marco Antônio, lesionados, o zagueiro Maurício Santos, que pertence ao Palmeiras. O time deve ser formado por: Wéverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Glauber, Ademir Sopa e Ivo; Luis Ricardo e Kempes..
Palmeiras: o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu mandar Marcos novamente para o jogo e, no último sábado, relacionou o goleiro para partida. Depois de quatro meses parado, o pentacampeão voltou a jogar na última quinta-feira. O desfalque, então, será no meio-campo. Lesionado, Marcos Assunção deve perder as próximas duas partidas também, contra Mirassol e Corinthians. Danilo, que acerta transferência para a Udinese, também está fora. O time deve ser formado por Marcos; Cicinho, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Rivaldo; João Vitor, Márcio Araújo, Tinga e Dinei; Luan e Kleber.

Portuguesa: um dos atletas mais experientes do time, Marcelo Cordeiro ajuda Sérgio Guedes na orientação dos jogadores. Ele acredita que a receita para parar o Palmeiras será diminuir os espaços do rival em campo.
Palmeiras: apesar de não ser titular, Patrik tem se destacado quando entra em campo. O meia de 20 anos fez dois gols nas duas últimas vitórias da equipe no Paulistão - Oeste e Paulista.

Sérgio Guedes, técnico da Portuguesa: "Vamos enfrentar um grande time e temos que aproveitar os treinos para arrumar a casa. É preciso ter uma nova postura no domingo, Os erros cometidos na quarta-feira não poderão ser repetidos no clássico."
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: "Se não tiver folga na tabela, vamos ter dificuldades mais para frente. Traçamos uma meta de excelente para 12 pontos em 15 jogos, muito bom para 11, bom para dez e razoável para nove. Fizemos dez em 12, estamos na meta boa. Agora esperamos fazer pontos contra a Portuguesa para melhorar isso."

* A última vitória da Portuguesa sobre o Palmeiras ocorreu no Paulistão de 2005. No duelo, a Lusa fez 2 a 1 com gols de Rodriguinho e Alexandre - Osmar descontou para o Alviverde.
* Nos últimos dez jogos entre as equipes, o Palmeiras venceu cinco partidas, perdeu uma e empatou quatro vezes.
* A última vez em que a Lusa terminou o Paulista entre os quatro melhores foi em 1998. Na época, a Portuguesa fez a semifinal com o Corinthians, na polêmica arbitragem de Javier Castrilli. O jogo terminou 2 a 2, com o Timão avançando no torneio.
Na última vez em que se encontraram, Palmeiras e Portuguesa não passaram de um empate, no Palestra Itália. O 1 a 1 entre as equipes começou a ser desenhado pelo atacante Luiz Carlos, da Lusa, aos 31 minutos do primeiro tempo. O Palmeiras alcançou a igualdade logo nos primeiros minutos da segunda etapa. Aos 7, Danilo empatou a disputa, válida pelo Campeonato Paulista de 2010.

Felipão tentará a quadra no Paulista com o
