A diretoria do Flamengo deseja que Ronaldinho Gaúcho comece a caminhada no clube em jogo de torcida única, no Engenhão, com transmissão da TV. Tudo está sendo preparado para que a estreia seja no dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu, pela quinta rodada da Taça Guanabara. Entretanto, existe a possibilidade de o adversário ser outro. Um rival internacional. O Rubro-Negro negocia com o Nacional, do Uruguai, a realização de um amistoso nesta data.
A ideia é transferir a partida contra a equipe da Baixada Fluminense para o dia 9. Desta forma, toda a renda ficaria com o Fla, que exploraria também a publicidade estática (placas em torno do gramado).
Entre os fatores que podem dificultar a iniciativa está a vontade do Nova Iguaçu de lucrar com o primeiro jogo do craque pelo Fla. Os dirigentes já se programaram e contam com a renda.
O presidente do clube da Baixada, Jânio Morais, se mostrou contrário a uma mudança.
- Ainda não fomos consultados, mas não concordamos. Haveria um prejuízo muito grande. Perderia o clima da competição. Depois de um investimento tão grande dos clubes grandes e pequenos, acho que o Flamengo deveria valorizar o Estadual - afirmou.
O regulamento do Campeonato Carioca prevê que 60% do valor arrecadado com a bilheteria fiquem para o vencedor e o restante para o perdedor (em jogos entre grandes e pequenos). Além disso, a alteração da data deveria ter sido solicitada pelo Flamengo com dez dias de antecedência, o que não ocorreu. A Federação de Futebol do Rio entrou em recesso na última quinta-feira e só voltou a funcionar nesta segunda.
No amistoso, o Flamengo teria a oportunidade de aumentar o preço dos ingressos. No Estadual, o valor varia entre R$ 20 e R$ 40 em partidas entre os clubes tradicionais contra os de menor investimento. A medida ainda será analisada.

Ronaldinho deve estrear pelo Fla no dia 2.