Com todos os titulares disponíveis, o Grêmio enfrenta o Veranópolis às 16h deste domingo, no Estádio Olímpico, pela 6ª rodada da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho.
Não entram em campo apenas os jogadores lesionados ou com diagnóstico de desgaste acentuado. Com isso, ficam de fora André Lima, Adilson, Escudero e Júnior Viçosa.
A partida antecede confronto importante com o Junior Barranquilla, às 19h15m da próxima quinta-feira, também em Porto Alegre. Os colombianos lideram o Grupo 2 da Taça Libertadores, com 12 pontos, contra 7 dos tricolores.
Renato Gaúcho retorna após disputar o Mundial 4 x 4 de Futevôlei no Rio de Janeiro. Durante a semana, ele foi liberado de dois treinamentos, ambos comandados pelo auxiliar Alexandre Mendes.
O Grêmio soma 9 pontos, empata com o vice-líder Cruzeiro-Poa, mas está na 3ª colocação do Grupo 2 do estadual pelo saldo de gols. O Veranópolis é o 5º, com 8. Faltam duas rodadas, e os quatro primeiros passam à fase eliminatória.Grêmio: campeão da Taça Piratini, o Grêmio ambiciona conquistar também a Taça Farroupilha, antecipando o título do Gauchão. Para facilitar o planejamento, é preciso agora conquistar pontos, confirmando a melhor campanha na classificação geral, e obtendo vantagem de decidir todos os jogos do mata-mata no Estádio Olímpico.
Veranópolis: a um ponto da zona de classificação, o VEC precisa vencer para ultrapassar o Juventude e o próprio Grêmio, dependendo também de insucesso do Cruzeiro-Poa para subir à vice-liderança do Grupo 2.Grêmio: Renato Gaúcho não anunciou o time titular, mas deve colocar em campo Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Lúcio e Douglas; Leandro e Borges.
Veranópolis: Gilmar Dal Pozzo enfrenta problemas, lesões, com dispensa de jogadores e saída de atletas para outros clubes. O VEC provável tem Luiz Müller; Raulen, Anderson Bill, Fred e Renan; Sananduva, Neto, Alê e Jean Dias; Luiz Carlos Bahia e Richard Falcão.Grêmio: Leandro, 17 anos, marcou quatro gols e deu uma assistência em cinco jogos disputados na temporada - apenas um como titular. Deve ser o titular do ataque ao lado de Borges, deixando Carlos Alberto no banco de reservas.
Veranópolis: Anderson Bill é zagueiro experiente, com passagens recentes pelo Caxias e pelo próprio VEC.
Douglas, meia do Grêmio: "A gente sabe que deveria ter ganho do Ju. Foi fatalidade. Temos um jogo em casa agora. Temos dois jogos para ganhar e ser o primeiro do grupo."
Gilmar Dal Pozzo, técnico do Veranópolis: "O jogo é decisivo para nós e para o Grêmio também, o que complica ainda mais a situação. Sabemos que não é fácil vencer no Estádio Olímpico, mas o grupo está preparado para este desafio. É o quarto Gauchão em que eu trabalho no Veranópolis e neste tempo já vencemos a dupla Gre-Nal em outras oportunidades, por isso acredito que podemos ir à Capital e buscar os três pontos."* Grêmio e Veranópolis já se enfrentaram 19 vezes pelo Campeonato Gaúcho. O Grêmio venceu 11 vezes, contra 4 vitórias do VEC, e outros 4 empates.
* Os tricolores fizeram 34 gols, e os pentacolores - como é conhecido o VEC - marcaram 20 vezes.
* O primeiro confronto entre ambos foi em 1994, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. E o VEC venceu por 1 a 0.Foi em 17 de fevereiro de 2010, pelas quartas-de-final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. No Estádio Olímpico, o Grêmio do então técnico Silas venceu por 4 a 2. Gilmar Dal Pozzo comandava o VEC.
Jonas, Borges, Hugo e Mário Fernandes fizeram os gols do Grêmio. Marcos Paraná e Romano descontaram para o time da serra gaúcha.