No primeiro Gre-Nal disputado fora do Brasil não serão vistos de azul jogadores como Douglas, Fábio Rochemback e Gabriel, nem vestirão vermelho ídolos do porte de D'Alessandro ou Guiñazu. Às 19h30m deste domingo, na cidade uruguaia de Rivera, Grêmio e Inter enfrentam-se respectivamente com reservas e time B.
Ambos preservam os titulares para a disputa da Taça Libertadores, enviando suplentes ao Estádio Atílio Paiva. É o terceiro ano consecutivo de clássico fora de Porto Alegre, desde a adoção de fórmula semelhante à do Campeonato Carioca no Gauchão. Erechim, na região Norte do Rio Grande do Sul, sediou os dois primeiros Gre-Nais do novo modelo de competição.
Roger, auxiliar técnico de Renato Gaúcho, comandará um time que combina reservas e jovens das categorias de base no Grêmio. Em Porto Alegre, o treinador mantém os titulares focados no confronto da próxima quarta-feira contra o Liverpool-URU, pela fase prévia da Libertadores. O mesmo faz Celso Roth no Inter, representado pelo time B de Enderson Moreira no Estadual.
Grêmio: dar ritmo de jogo aos jovens, observar jogadores que podem ser aproveitados em curto prazo, conceder a Roger a primeira chance de treinar um time, e manter a invencibilidade na temporada.
Inter: será o maior teste possível para atletas que podem, muito em breve, migrar para o elenco principal. O Inter estreia na Libertadores da América no dia 16 de fevereiro, e Celso Roth precisará definir quais atletas resgatar da equipe B. O desempenho no Gre-Nal fatalmente pesará na escolha. Além disso, o jogo vale a manutenção da liderança do Grupo 1 do Gauchão para os colorados.
Grêmio: ainda orientado por Renato Gaúcho, o time reserva que treinou na sexta-feira teve Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Vilson, Neuton e Bruno Collaço; Mateus Magro, Adilson, Maylson e Mithyuê; Diego Clementino e Wesley. Adilson é o único titular convocado para o jogo, e Vilson deve assumir a capitania da equipe. O sistema tático pode sofrer uma variação, passando do 4-4-2 para o 4-2-3-1.
Inter: Enderson Moreira resolveu treinar com portões fechados nesta sexta-feira, mas o time colorado não deve ter grandes surpresas contra o Grêmio. A tendência é o retorno de Daniel e Massari nas duas laterais, com as saídas de Kleber e Mineiro. Escalação provável: Muriel, Daniel, Rodrigo Moledo, Ronaldo Alves e Massari; Juliano, Augusto, Ricardo Goulart, Thiago Humberto e Marquinhos; Guto.
Grêmio: Wesley, 20 anos, ganha a primeira oportunidade depois de se destacar nas categorias de base tricolores. Comparado ao antigo ídolo Alcindo, é um jogador de força nas jogadas de área.
Inter: Marquinhos acabou com o jogo contra o Inter-SM na última quarta-feira. A goleada de 4 a 1 teve três assistências do meio-campista, que pintou muito bem no clube em 2009, com todo o jeito de que iria estourar, mas depois teve um 2010 perdido, especialmente por causa da reincidência de lesões. Mesmo assim, continua sendo uma aposta forte do clube.
Roger, auxiliar técnico do Grêmio: "É inevitável que se transporte as características de atleta para uma nova função. E o que eu quero ver deles é isso, a entrega, a qualidade com a bola no pé, saber o momento certo de pressionar e de ter a bola. Estou vendo isso nos treinos, é o que me deixa confiante."
Enderson Moreira, técnico do Inter B: "O importante é deixar o time ainda mais confiante. Será um jogo difícil, de detalhes, que exigirá muita concentração e muito coração. O aspecto emocional está envolvido. Esperamos dar um grande presente para a torcida colorada neste domingo."
* Este é Gre-Nal 384. O Inter tem melhor retrospecto, com 144 vitórias, contra 120 do Grêmio. Houve ainda 119 empates.
* Fora de Porto Alegre já foram disputados sete clássicos entre Grêmio e Inter, três deles em Erechim. Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves sediaram um clássico, cada. O Inter venceu quatro, aconteceram dois empates, e o Grêmio venceu apenas um.
* No total, foram marcados 1049 gols em Gre-Nais, 544 pelo Inter, e 505 pelo Grêmio.
Pelo Brasileirão 2010, Grêmio e Inter se enfrentaram em 24 de outubro do ano passado, no Estádio Olímpico. Houve empate em 2 a 2. O Grêmio esteve à frente duas vezes, mas o Inter conseguiu buscar os empates.
André Lima abriu o placar, Alecsandro igualou em cobrança de pênalti - no lance, Fábio Rochemback foi expulso - Fábio Santos recolocou os tricolores em vantagem, mas D'Alessandro fechou o placar. Foi o último clássico com arbitragem de Carlos Simon, que encerrou a carreira.