Liverpool-URU x Grêmio: Mazembe é exemplo para tricolores no Uruguai

26-01-2011 11:16

 

Derrota do Inter no Mundial de Clubes serve de referência para os gremistas.

andre lima atacante grêmioAndré Lima não terá Jonas ao lado nesta noite.

Praticamente nenhum colorado acreditava em derrota para o Mazembe no Mundial de Clubes. Nem mesmo entre os jornalistas especializados na cobertura de Inter esperava-se tal resultado. Aquela surpresa provocada pelo 2 a 0 pró-congoleses em dezembro, nos Emirados Árabes, ainda repercute no lado tricolor do Rio Grande do Sul. Não mais como piada, mas sim como referência.

Às 22h desta quarta-feira, no Estádio Centenário de Montevidéu, o Grêmio visita o Liverpool-URU pela pré-Libertadores. E a ideia é evitar que outra surpresa se repita no futebol gaúcho. Os gremistas não comparam as equipes, mas sim o impacto de um mau resultado frente à expectativa geral de vitória tricolor.

 

 

Como vantagem, o Grêmio conta com a decisão da vaga no Grupo 2 da Taça Libertadores em casa - será no dia 02 de fevereiro a partida de volta, no Estádio Olímpico. Quem se classificar entra na chave de Junior Barranquilla-COL, Oriente Petrolero-BOL e León de Huanuco-PER.

 

header o que esta em jogo

Liverpool: considerado a 'zebra' do confronto, ao Liverpool a partida representa exposição na mídia. É uma oportunidade para jogadores desconhecidos aparecerem. Uma vitória sobre o Grêmio é considerada pelos próprios profissionais do clube uruguaio um feito histórico notável.

Grêmio: dar fim ao período de instabilidade que sucedeu a conquista do título simbólico do segundo turno do Brasileirão 2010. O Grêmio perdeu para o Flamengo a disputa por Ronaldinho Gaúcho, não conseguiu apresentar grandes reforços ainda, não manteve os titulares Fábio Santos e Jonas, passa trabalho para renovar os contratos de Gabriel e Fábio Rochemback, e não recuperou o padrão de jogo recente nas partidas do Estadual.

header as escalações 2

Liverpool: Eduardo Favaro definiu, praticamente, a escalação. A dúvida está no sistema tático, que pode ser o 3-5-2. O provável time tem Matias Castro; Jhonantan Souza Motta, Juan Alvez e Maximiliano Montero; Mauricio Felipe, Carlos Macchi, Hernan Figueredo, Nicolas Guevara e Hugo Souza; Maureen Franco e Emiliano Alfaro. No banco de reservas ficam Sergio Migliaccio, Martin Rodriguez, Michel Acosta, Christian Silvera, Carlos Nuñez, Flavio Scarone e Renzo Pozzi..

Grêmio:sem Jonas, Renato Gaúcho testou três variações: 3-6-1 com o zagueiro Neuton em seu lugar; o mesmo 4-4-2 com Júnior Viçosa no ataque; e o 4-5-1 semelhante ao 4-4-2, com Vinicius Pacheco sendo o homem mais adiantado do meio-campo. A terceira opção é a mais próxima de se concretizar, tendo como principal indício a inscrição de Pacheco utilizando o número 7, que era de Jonas. O Grêmio deve ter Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson; Fábio Rochemback, Vilson, Lúcio, Douglas e Vinicius Pacheco; André Lima.

header fique de olho 2

Liverpool: Emiliano Alfaro é o jogador mais perigoso do time uruguaio. Os zagueiros do Grêmio já receberam informações sobre como parar a referência do Liverpool no ataque.

Grêmio: André Lima está de volta. Regularizado, ele atuou pela primeira vez em 2011 na vitória de 2 a 1 sobre o São José-Poa na última sexta-feira. Fez a assistência do primeiro gol e sofreu a falta convertida no segundo. Sem Jonas, é o principal jogador ofensivo.
header o que eles disseram

Eduardo Favaro, técnico do Liverpool"O principal para o Liverpool é aproveitar a partida, a oportunidade, já que ela pode ser histórica para o clube. Se ficarmos atrás e não apresentarmos um futebol ofensivo, de nada adiantará. Mas não vamos fazer loucuras. Devemos ser protagonistas nas duas áreas."

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio: "São os mesmos riscos do Internacional no Mundial. Ficou o exemplo. Estou vacinado. Ninguém ganha fora das quatro linhas. O Liverpool tem todo nosso respeito. São duias partidas. Espero que o Grêmio possa passar. Mas vai ter que passar dentro das quatro linhas. Não é de boca. Vai ter que se entregar, correr, melhorar bastante para conseguir a classificação para a Libertadores."
header números e curiosidades

* O Liverpool tem uniforme semelhante ao do Grêmio. São listras verticais em azul e preto. Falta apenas o branco para transformar semelhança em igualdade.

* Se passar pelo Liverpool, o Grêmio garante vaga na 13ª Libertadores de sua história. O Tricolor foi campeão em 1983 e 1995, e vice em 1984 e 2007.