Contestada no passado por mostrar-se deficiente nos momentos decisivos, o sistema defensivo palmeirense tem se destacado neste início de temporada. Com somente dois gols sofridos em quatro jogos, a defesa do Alviverde aparece como uma das melhores do Campeonato Paulista, ao lado de Oeste e Corinthians - o Timão tem um jogo a mesmo no torneio.
O bom momento do setor tem ajudado a equipe no campeonato. Com os gols dos atacantes e a solidez na parte de traz da equipe, o Palmeiras está encostado no líder Santos. Ambos têm dez pontos, mas o time alvinegro leva vantagem por apresentar um saldo melhor - oito contra seis.
- A zaga não estava mal no ano passado. Danilo e Maurício Ramos formam uma boa dupla, são entrosados, mas agora fazemos mais pressão na saída de bola e apertamos a marcação, e isso tem dificultado para os adversários - avaliou o meia Patrik.
Cicinho, um dos destaques do time neste início de campeonato, não estava nas competições do ano passado, quando o Palmeiras fracassou no Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro. Vivendo uma boa fase da equipe, ele afirma que o papo no vestiário tem ajudado o time a manter uma defesa mais sólida.
- Conversamos muito sobre ter mais atenção e não vacilar, porque pode ser fatal. E o Felipão pede para sempre estarmos mais próximos para não termos problemas - afirmou o lateral-direito.
Apesar de viver uma boa fase, o sistema defensivo pode ter uma baixa importante nos próximos dias. Danilo, que há duas temporadas forma a dupla titular com Maurício Ramos, tem proposta da Udinese, da Itália, e está disposto a trocar o Brasil pela Europa. O zagueiro chegou a dizer depois da partida com o Paulista, na noite da última quinta-feira, que a sua situação poderia se definir ainda nesta sexta.