Primeiro Ba-Vi da temporada é a atração da rodada no Baiano

06-02-2011 19:47

 

Líder do Grupo 1, Vitória entra no clássico com pompa de favorito. Após semana de crise, Bahia tenta se reabilitar na competição.

Elkeson do Vitória (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Elkeson volta ao time titular do Vitória.

Vitória e Bahia dificilmente estão em sintonia. Quando um está um alta, o outro, geralmente, anda meia em baixa. Após figurar por três anos seguidos na Série A vendo o rival na Segunda Divisão, o Leão foi rebaixado no final de 2010, justamente quando o Tricolor conseguiu, após sete anos, retornar à elite do futebol brasileiro.

Em janeiro, o Bahia investiu e contratou cerca de15 jogadores, enquanto o Vitória perdeu alguns de seus principais destaques. Mas foi só a bola rolar no Campeonato Baiano para tudo inverter novamente. Enquanto o Tricolor capenga e é apenas o quinto no Grupo 1, o Leão lidera a Chave 2.

Neste domingo, porém, tudo pode mudar novamente. Pela primeira vez em 2011, os dois principais clubes baianos vão se encontrar. O duelo já tem hora e local marcados. Às 17h de Brasília (16h no horário local), no Barradão. O resultado pode mudar tudo nos clubes. Para a melhor, ou pior.

Leão reforçado

O Vitória chega ao clássico com pinta de favorito, principalmente por jogar em casa. O técnico Antônio Lopes promete um time ofensivo e deve escalar três atacantes. Com isso, a volta de Elkeson ao time titular está confirmada. O meia deve jogar mais adiantado.


Antônio Lopes, porém, ainda não poderá contar com a principal contratação rubro-negra para a temporada. Anunciado nesta semana, o meia Giovanni, que teve passagens por Barcelona, Benfica, Cruzeiro e Seleção Brasileira, ainda não tem condições de jogo. O Leão lidera o Grupo 2 com sete pontosPara fechar o trio ofensivo, Antônio Lopes tem três opções para duas vagas. Recém contratado, Pedrão foi relacionado e deve começar ao lado de Edson, autor de dois gols nos últimos três jogos. Neto, reintegrado ao time, corre por fora.

Boquita e Souza durante os exames no Bahia (Foto: Divulgação / Site Oficial do Bahia)Souza volta e assume a vaga de Jael.

Sem Jael, Souza volta

No Bahia, a semana foi tensa. Após perder para o Flu de Feira, no Pituaçu, o técnico Rogério Lourenço já convive com a ameaça de demissão. Para piorar, Jael, grande ídolo da torcida, agrediu o gerente de futebol André Araújo e foi dispensado pelo clube. O próprio dirigente também foi embora, e o clima não é dos melhores no Tricolor.

Sem Jael, Rogério Lourenço aposta no retorno de Souza. O ex-atacante do Corinthians havia pedido afastamento da equipe para trabalhar a parte física. Ananias e Gabriel disputam uma vaga ao lado do camisa 9.

O Bahia é o penúltimo colocado do Grupo 1, com quatro pontos.

 

Outros jogos (horário de Brasília)

17h - Serrano x Vitória da Conquista
17h - Ipitanga x Bahia de Feira
17h - Flu de Feira x Juazeiro
17h - Camaçari x Atlético-BA