Timão e Lusa sequer passaram da primeira fase do Paulistão em 2010. O Alvinegro ficou em quinto lugar, enquanto o clube do Canindé acabou logo abaixo, em sexto. O restante do ano também não foi de comemorações. O Corinthians foi eliminado nas oitavas da Taça Libertadores e terminou o Brasileirão em terceiro. Já a Portuguesa não engrenou na Copa do Brasil e ficou fora da zona de acesso na Série B.

Corinthians: vale apagar a má impressão deixada nos dois últimos anos. Em ambos, o Timão não venceu no primeiro jogo (empatou com Barueri e Monte Azul). Além disso, a equipe alvinegra tenta começar embalar e ganhar uma cara, já que no fim de janeiro tem pela frente a disputa da pré-Libertadores, contra o Tolima-COL.
Portuguesa: sem o acesso para a elite do Brasileirão, a Portuguesa quer usar o Campeonato Paulista para se preparar novamente. O clube tenta também acabar com o longo jejum sem títulos, que dura de 1973.

Corinthians: o técnico Tite poderá escalar praticamente o que tem de melhor. A única baixa é o atacante Jorge Henrique, vetado por ainda precisar de um período maior de treinamentos pela grave lesão que sofreu na coxa esquerda em 2010. Em compensação, Ronaldo está escalado. O Fenômeno treinou normalmente durante as duas semanas da pré-temporada e tem presença certa ao lado de Dentinho. O lateral-direito Alessandro, com catapora, é desfalque. Moacir fica com a vaga. O Timão inicia a partida com: Julio Cesar, Moacir, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos. Ralf, Jucilei, Paulinho e Bruno César; Dentinho e Ronaldo.
Portuguesa: novos reforços, o goleiro Juninho, o volante Ferdinando, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro e o meia Ivo já estão regularizados e à disposição do técnico Sérgio Guedes. A escalação, porém, ainda é um mistério depois do treinamento secreto realizado na sexta-feira. Entretanto, alguns dos recém-contratados devem aparecer na equipe. A provável escalação: Weverton, Paulo Sérgio, Maurício, Domingos e Fabrício (Marcelo Cordeiro); Ademir Sopa, Ferdinando, Marco Antonio e Ivo; Héverton e Dodô.

Corinthians: Ronaldo voltou para a pré-temporada mais magro do que nos outros anos. Na última temporada da carreira, o Fenômeno já prometeu que pretende exibir um futebol de alto nível. Nos treinamentos da semana, o craque mostrou estar inspirado com belos gols e ótimos passes para as chegadas de Dentinho e Bruno César.
Portuguesa: Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, não costuma decepcionar em partidas complicadas. O atacante é o principal nome da Lusa para a temporada. Além disso, tenta repetir o feito de 1996, quando foi o artilheiro do Estadual atuando pelo Santos, com 19 gols.

PC Tite, técnico do Corinthians: "É um grande jogo para começarmos com vitória. Pelo respeito que tenho pela Portuguesa, clube pelo qual fui atleta, sei da grandeza e das dificuldades. Tenho uma noção exata. A base da equipe permanece, o treinador permanece"
Sérgio Guedes, técnico da Portuguesa: "É um clássico e terá todas as dificuldades que um jogo deste porte reserva. Independente disso, temos que jogar de igual. É a estreia do campeonato e quem quer ir longe tem que mostrar o cartão de visita logo no começo".

Nas sete últimas vezes que Corinthians e Portuguesa se enfrentaram, todas pelo Campeonato Paulista, o Timão conseguiu apenas uma vitória, quando venceu por 1x0 no Morumbi em 2008, gol de Herrera. Nos demais seis confrontos, a Lusa venceu em 2004 por 1x0 no Morumbi e por 2x1 em 2006 no Pacaembu e houve quatro empates por 1x1 em 2003, 2005, 2009 e ano passado.
A última vitória da Portuguesa sobre o Corinthians aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2006, dia 22/01/06 no Pacaembu. Na oportunidade, a Lusa venceu por 2x1 de virada, com gols de Du Lopes e Leandro Amaral. Tévez marcou para o Timão.
No Pacaembu, o Corinthians venceu a Portuguesa pela última vez em 2002 quando goleou por 5x2 pelo Campeonato Brasileiro com 3 gols de Guilherme e 2 de Deivid. Nas últimas quatro vezes que as duas equipes se enfrentaram no Pacaembu, a Lusa venceu uma vez e houve três empates.

