Grêmio e São José-Poa se enfrentam às 20h30m desta sexta-feira, em partida antecipada da quarta rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Com time titular, os tricolores tentam conquistar a primeira vitória, após empates consecutivos com o Lajeadense e o Ypiranga. O Zequinha, clube da Zona Norte de Porto Alegre, entrou em campo apenas uma vez, e também empatou, com o Inter-SM.
A menos de uma semana da estreia na Taça Libertadores, o Grêmio escala praticamente todos os titulares disponíveis. O São José pode contar com a estreia oficial do meia Chiquinho, ex-Inter.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. Anderson Daronco apita o jogo, auxiliado por Vilmar Burini e Maurício Coelho Silva Penna.
Grêmio: Com o time principal, o Grêmio precisa reverter a sequência inicial de dois empates, surpreendentes para os torcedores que viram a equipe encerrar 2010 com a melhor campanha do segundo turno do Brasileirão. Mas a prioridade é o confronto da pré-Libertadores contra o Liverpool, do Uruguai, que se inicia no dia 26 de janeiro, fora de casa.
São José: A equipe da Zona Norte tenta aproveitar-se do momento de certa instabilidade gremista para pontuar no Estádio Olímpico.
Grêmio: Renato Gaúcho não vai escalar quem atuou em Erechim na quarta-feira contra o Ypiranga. Lúcio e Borges seguem recuperando-se de problemas musculares. Rafael Marques, com dores no joelho, é dúvida. Victor e André Lima estão de volta. O time provável tem Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques (Vilson) e Gilson; Fábio Rochemback, Mateus Carioca, Maylson e Douglas; Jonas e André Lima.
São José: Itamar Schulle ainda tem dúvidas. O Zequinha pode contar com a estreia do meia Chiquinho, que iniciou carreira como lateral-esquerdo no Inter. A escalação deve ter Rafael; Marabá, Alexandre, Gustavo e Leandro Maciel; Tairone, Zaquel, Glaydson (Chiquinho) e Lê; Gabriel e Rafael Xavier.
Grêmio: Mateus Carioca, com apenas 18 anos, estreia no grupo principal. Volante canhoto, chegou às categorias de base do Grêmio em 2006, como meia-articulador. Defendeu o clube na última Copa São Paulo.
São José: Rafael Xavier, atacante de passagens por vários clubes do interior gaúcho, é reconhecido pela velocidade e pelo oportunismo dentro da pequena área.
André Lima, atacante do Grêmio: "Estou fisicamente 100%, vai faltar só um pouco de ritmo de jogo, fiz apenas um amistoso, o que não é a mesma coisa. Mas dentro de campo a garra, a vontade, a determinação supera tudo."
Chiquinho, meia do São José: "Ainda não sei se vou jogar, mas nas conversas que tive com o Itamar ele disse que eu jogaria como meia se fosse escalado. Vamos esperar."
*No ano passado Grêmio e São José-Poa se enfrentaram no Estádio Olímpico. Foi no dia 13 de fevereiro, com vitória tricolor por 2 a 1, de virada. Juca abriu o placar para o Zequinha, mas Mithyuê e Fábio Santos marcaram os gols do Grêmio no segundo tempo.
* Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), é o presidente de honra do São José-Poa, e principal articulador da diretoria do clube.
* O São José-Poa costuma apostar em ídolos da dupla Gre-Nal. Em 2007 o goleiro Danrlei defendeu o clube no Gauchão. O atacante Fabiano, ex-Inter, também atuou no Estádio Passo D'Areia, assim como faz Chiquinho nesta temporada.
*O Passo D'Areia, casa do São José-Poa, está em obras para a colocação de gramado sintético.